Efeito Dominó


Chama-se de Efeito Dominó a ideia de que basta o primeiro elemento ser impulsionado, para que todos os demais sejam diretamente afetados pelo movimento de um único dominó.
Assim também é na vida. Ao contrário do que muitos pensam, e daquilo que os filmes e os livros tentam nos convencer, a mudança do mundo não se dará abruptamente, através de um evento apocalíptico e de grandes proporções, com prédios explodindo e deuses descendo dos céus. A mudança do mundo acontece através do movimento e da transformação de cada indivíduo. Da mudança de cada um de nós.
No entanto, ainda não assimilamos a ideia de que, se formos o dominó que sai do lugar, automaticamente as demais peças em nossa volta entrarão em movimento, mesmo que involuntário – e também sairão do lugar. Por esta razão, muitas vezes passamos nossa vida inteira esperando que algum outro dominó tome a frente do movimento, para que só então possamos, também, nos movimentar.
Daí a frustração, a raiva, o aborrecimento, a tristeza e a ansiedade que tomam conta da geral. Afinal, é cansativo e tedioso estar sempre na espera de alguém ou de alguma coisa – um milagre talvez? – que mude a situação na qual você se encontra.
Minha sugestão é: vamos ser o dominó que promove o movimento inicial; aquele que, impulsionado, impulsiona todos os demais. Aquele que dá o pontapé em uma reação sistemática de acontecimentos, que muda tudo ao redor.
E colocar isso em prática é mais simples do que pode parecer – pois, afinal, estamos falando de um pequeno deslocamento, e não de um furacão descontrolado. Ao invés de apontar o que o outro deve mudar; ao invés de esperar que o outro tome a iniciativa; ao invés de se enfurecer por acreditar que o outro precisa mudar de atitude para que você se sinta melhor, pergunte-se: e eu?
O que eu posso fazer para melhorar a minha vida? Como eu devo proceder para ser tão feliz quanto posso ser? Que postura eu devo assumir para transformar meu problema em solução?
Porque, se não formos nós a tomar a frente do movimento que esperamos, quem será?
Basta empurrar um único dominó para promover uma reação em cadeia. Seja este dominó.

Postagens mais visitadas deste blog

“Ela é uma vagabunda”, disse a mulher

Quem é o bandido que você quer ver morto?

Por que a violência contra nós não importa?